WWF analisa o Mercado Responsável da Cortiça

15-07-2010 10:22

 WWF analisa o Mercado Responsável da Cortiça

fonte: www.naturlink.pt  (13-07-10)

 

 

 

 

Produtores de cortiça devem antecipar o crescimento nos mercados dos

produtos de cortiça certificada, segundo relatório divulgado hoje pela WWF.

 

O estudo sobre o mercado da cortiça, elaborado pela organização global de conservação, antevê o crescimento do mercado de produtos de cortiça certificada, com base na capacidade instalada da indústria e do mercado, referente a políticas de compras responsáveis e certificados de cadeia de custódia.

Segundo Luís Silva da WWF “é em momentos de crise económica que se conquistam posições nos mercados chave. Aquilo que se assistiu no mercado do Reino Unido no final de 2009, deve animar o sector da cortiça a reforçar o seu investimento na certificação da gestão florestal, como principal ferramenta de reconquista do mercado. O mercado dos vedantes alternativos, nomeadamente das rolhas de plástico, está a recuar e a cortiça tem todos os argumentos para recuperar este segmento.

A certificação é a chave.”

O relatório aponta ainda que a existência de cerca de 30% do comércio mundial de cortiça, e retalhistas líderes de mercado como a Walmart e a Sainsbury’s, comprometidos com políticas responsáveis de compras via Rede de Comércio e Florestas da WWF (GFTN, sigla em Inglês), é um factor determinante no antever de uma crescente procura de cortiça certificada nos próximos anos.   

 

 

WWF lança Grupo de Produtores da Rede de Comércio e Florestas

 

Apesar desta tendência, a área sob gestão florestal certificada tem crescido lentamente. Apenas 2,4% das florestas mundiais de sobreiro estão certificadas segundo o standard Forest Sterwardship Council (FSC).

Com o objectivo de acelerar o processo de certificação florestal, através do apoio aos produtores florestais, a WWF prepara o lançamento, em Setembro próximo, do Grupo de Produtores da Rede de Comércio e Florestas. Este lançamento ocorrerá na Conferência WWF que decorrerá no Green Fest, a 10 de Setembro, no Estoril.

 

Mais informações em www.wwf.pt