Produção de bagas Goji

26-06-2014 20:00

Produção de bagas Goji

Para elaborar o seu projeto de investimento em bagas Goji, fale connosco.

O Goji é uma fruta em forma de baga, com cor avermelhada proveniente de uma planta (Lycium barbarum) que tem origem no Norte da China e Tibete.

A planta desenvolve-se até uma altura de 90 cm a 3,5 m, expandindo-se lateralmente entre os 90 cm e os 3 m. Possui ramos e caules um pouco espinhosos. As folhas são ovais e com um verde bem vivo, com cerca de 1,5 a 7,5 cm de comprimento. As flores possuem a forma tubular e coloração lilás ou branca. Com aproximadamente 2,5 cm de comprimento, as bagas comestíveis são vermelhas vivas.

Estas bagas Goji já são utilizadas há milhares de anos na China, Tibete e India. São utilizadas quer na alimentação, quer como medicamento em medicina tradicional, conhecidas como bagas da juventude.

A elevada procura desta fruta que se verificou nos mercados ocidentais desde os últimos 2/3 anos, deve-se à descoberta do seu grande poder nutritivo e acima de tudo pelas excepcionais qualidades antioxidantes.

O mercado interno e externo potencial para consumo do fruto in natura é enorme.

A grande vantagem das produções nacionais passará pela certificação biológica, a venda do fruto fresco e a proximidade das produções aos mercados de consumo nacionais e em relação ao fruto proveniente especialmente da China.

A planta é muito resistente a diversas condições edafoclimáticas. De uma forma geral, todo o território nacional tem potencial para produzir a cultura. O principal factor limitante será o solo, pois a planta não tolera solos sem boa drenagem, a asfixia radicular por encharcamento pode matar rapidamente as plantas. Um boa exposição solar também será preferível a uma zona de sombra.

A produção média esperada é de 6.600kg por hectare (peso fresco) ou cerca de 2kg por planta. Em anos de safra pode atingir os 10.000kg/ha. A utilização de adubos que favoreçam a floração pode aumentar a produção, assim como a utilização de colmeias próximo dos pomares para aumentar as probabilidades de polinização.

Em 2012 a GERA elaborou um projecto pioneiro em Portugal de instalação de um pomar de Goji, no âmbito do programa PRODER, o qual foi totalmente aprovado, tendo desde então elaborado vários projectos no âmbito de Instalação de Jovem Agricultor.

 

Para elaborar o seu projeto de investimento em bagas Goji, fale connosco.